sábado, 21 de maio de 2011

Mineirinho Arrebentando e os Talentos no Esporte

Antonio Scorza/France Presse

Nesta sexta, Mineirinho (Adriano de Souza), venceu o Rio Pro, etapa brasileira do WCT (World Championship Tour), assumindo a liderança do ranking internacional de surf. Esta é a primeira vez que um brasileiro chega a liderar o ranking do WCT, mas não foi a primeira vez que um "local" vence a etapa brasileira.


Em 1998, Peterson Rosa (nascido no Guarujá, asim como o Mineirinho, mas residindo em Matinhos desde criança) venceu a etapa brasileira no Rio de Janeiro, derrotando o então líder do ranking mundial, o australiano Michael Campbell, após acertar um incrível "aerial" (novidade na época), durante a final.

Em comum, além do local de nascimento, a origem humilde e a crença que o esporte pode ser não apenas uma diversão, mas sim uma forma de viver.

Claro que chegar a este nível é para poucos, mas os jovens não devem ser impedidos de, através do esporte, tentar conquistar o mundo (e também seu sustento e independência financeira).

A história se repete, não só em esportes radicais, mas também em várias outras modalidades. É preciso arriscar, tentar desenvolver o potencial de jovens talentos, e acreditar que algo especial pode acontecer.

Temos exemplos bem próximos de nós.

Quando em 1998, Peterson vencia no Rio, Juraci Moreira Junior conversava com seus pais, para que eles permitissem que ele se dedicasse ao triathlon, pois seu sonho era chegar ao mais alto nível. A família apoiou, deixou que o estudo ficasse num segundo plano, pelo menos por um tempo, para ver o que dava. Nós ganhamos um triatleta de nível internacional, com medalha em Copa do Mundo (Makuhari-Japão), 5 títulos brasileiros na elite, 6 vezes vencedor do SESC Caiobá, 3 Olimpíadas, e muitos outros títulos.

Muitos outros não tiveram o apoio necessário, e não puderam desenvolver todo seu potencial.

Nós técnicos, vivemos esperando.


Abs



Homero
































Nenhum comentário:

Postar um comentário