terça-feira, 13 de julho de 2010

Como analisar a performance no triathlon?




Inúmeras vezes atletas questionam os seus desempenhos na prova de triathlon, levando em consideração seus tempos absolutos ou parciais nas provas que disputam, sem considerar que no triathlon, mesmo quando se compete num mesmo percurso (ex. percurso do SESC - Caiobá), cada prova é única, e a comparação com resultados anteriores deve ser feita com muito cuidado.


Cada modalidade sofre a interferência de variáveis que influenciam de forma direta o tempo de prova.
Na natação temos a possível variação da distâna do percurso, a influência das marés e dos ventos, a temperatura da água, o sentido em quse nada, a facilidade ou dificuldade de orientação durante o nado, ...
No ciclismo temos a direção e a intensidade do vento, a temperatura, a umidade relativa doa ar, a possibilidade ou não do uso do vácuo, a tática de prova, ...
A corrida também sofre a influência das variáveis climáticas (vento, temperatura, umidade), e é fortemente influenciada pelo cansaço das etapas anteriores.
Portanto a comparação dos tempos deve ser feita de modo que se avalie de uma forma mais adequada o desempenho na prova.
Uma maneira que considero interesste é de avaliar a performance em percentuais, tanto da prova como um todo, bem como de cada modalidade isoladamente, calculando as diferencas em relação a atletas mais qualificados (ganhador da categoria, ou média dos 3 primeiros colocados como exemplo).

Se tivermos os tempos parciais do percurso (com ou sem as transições incluidas), podemos proceder da seguinte forma:

Exemplo para prova Sprint (750 m / 20 Km / 5 Km):

Atleta referência: natação: 12`30" ciclismo: 33`00" corrida: 19`30" Total: 1h05`00"


Nosso atleta: natação: 13`10" ciclismo: 35`00" corrida: 20`15" Total: 1h08`25"


Percentuais natação: +5,33% ciclismo: +6,06% corrida: +3,85% Total: +5,00%


Analisando chegamos a seguinte conclusão: o atleta deve concentrar seus esforços para reduzir a deficiência encontrada na natação (5,33%) e no ciclismo (6,06%), que são as modalidades nas quais ele está com maiores dificuldades. Os 40 segundos perdidos na natação são mais significativos do que os 45 segundos perdidos na corrida. Os 2 minutos no ciclismo, indicam uma necessidade de aumentar a carga (volume x intensidade), ou um melhor uso do equipamento (técnica de pedaleo).
Agora é só treinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário