terça-feira, 1 de junho de 2010

Triathlon das Praias (primeira prova de triathlon no Paraná - 1983)

1º Triathlon no Paraná. Homero Cachel (e) e Marco Cachel (d).
O primeiro triathlon disputado no Paraná levou o nome de Triathlon das Praias, e foi realizado com o percurso de natação cruzando o Canal da Baía de Guaratuba (entre a Praia de Caieiras-Guaratuba e a Prainha de Caiobá), o de ciclismo percorrendo a estrada que liga Matinhos a Pontal do Sul, num percurso de ida e volta até Praia de Leste, aonde se iniciou a corrida até Caiobá.
A prova foi disputada com o transito aberto (apenas controlado), tanto no ciclismo como na corrida, e a natação largou num horário que a correnteza da maré levou os "atletas" para cima do ancoradouro dos ferry-boats.
As distâncias dos percursos não eram como hoje, e o amadorismo foi algo que impressionou. Lembro de ver minha bicicleta chegar em Caiobá jogada numa "tombeira" (é isso mesmo, aqueles caminhões basculantes que transportam terra, caliça, etc), juntamente com dezenas de outras bicicletas. Para minha sorte, eu tinha um quadro de Caloi 10, grupo "ferranholo", com rodas de alumínio Cassola, e pneus tubulares Olímpico Standart (selo verde). Dá vontade de rir só de lembrar.
Como "grande atleta" que fui, lembro de ter sofrido muito na natação (corrente), pedalado sem medo no ciclismo (arrisquei muito no trânsito), e ter me arrastado na corrida (prego de fome, pois queria muito tomar uma Coca e comer doce de amendoim).
Gostei do desafio, fiz outras provas e comecei a criar uma metodologia de treinamento para a modalidade, sem referências, pois estas não existiam.
Admiro muito os verdadeiros triatletas, não apenas os profissionais, mas também àqueles amadores que aceitam o desafio de fazer sempre o melhor, dentro de suas possibilidades, competindo dentro da ética do esportiva.

2 comentários:

  1. 27 anos atrás, e parece que foi ontem, lembro bem deste dia, de acompanhar sua prova que tinha até faixa de torcida. Boas lembranças, parabens meu irmão a quem sempre fui admirador e torcedor.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante.

    Posso postar esta história no blog Triparana?
    www.triparana.com

    ResponderExcluir