segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cielo e o "doping"

Após novo período sem postagens, volto para dar minha opinião pessoal sobre os acontecimentos das últimas semanas, principalmente sobre o caso que envolveu Cesar Cielo, a maior expressão da natação brasileira de todos os tempos.
O caso do Cielo (e outros 3 atletas), com rersultado positivo para furosemida (diurético) no exame anti-doping realizado no Brasil, mostra a todos os atletas de alto rendimento, que estão sujeitos ao controle anti-doping, que o uso de suplementos nutricionais, sejam de qual procedência forem, é um risco alto, e o preço a ser pago pela possibilidade de haver alguma substância proibida nestes suplementos é extremamente alto. O risco fica por conta de quem toma suplementos, pois todos sabem que existe contaminação em uma porcentagem bastante grande de produtos.
Vários foram os estudos que analisaram a composição de suplementos nutricionais, adquiridos em lojas especializadas, e nos quais as análises encontraram substâncias na sua composição, as quais não se encontravam em seus rótulos, nas mais variadas concentrações, muitas vezes adicionadas propositalmente para que o efeito do tal suplemento seja o prometido pelo seu fabricante, ou em outra vezes, apenas um certo descuido ao utilizar os mesmos equipamentos para produzir diversas formulações diferentes, sem a devida esterilização de recepientes, filtros, dosadores, etc....
Na minha opinião, o atleta que corre o risco de ingerir suplementos, deve estar ciente de que estes "podem sim" conter substâncias consideradas "doping" pela WADA (Agência Mundial Anti-doing), e portanto uma possível punição não pode ser desconsiderada.
O papel da CBDA e de seus membros responsáveis pelo controle anti-doping, deve ser isento de protecionismos, portanto a punição aos atletas deve seguir as orientações da WADA e da FINA, não importando o "histórico" do atleta, nem as competições que ele vier a perder pela frente.
Portanto, vamos seguir as regras e dar o exemplo.

Prof Homero Cachel

Nenhum comentário:

Postar um comentário